-
Arquitetos: Chartier Dalix Architectes
- Área: 13853 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Takuji Shimmura
Descrição enviada pela equipe de projeto. CONTEXTO
A nova escola secundária de Lille Moulins e seu complexo esportivo para pessoas com deficiência ergue-se no boulevard d'Alsace e estende-se ao longo da rua d'Arras. Esta localização oferece uma óbvia abertura sobre o distrito de Moullins e leva em consideração a percepção das novas instalações na zona urbana adjacente. Nesse sentido, duas escalas se destacam:
- Por um lado, a instalação tal com se percebe desde longe, é composta por massas e coberturas desenhadas para oferecer uma vista bastante elusiva;
- Por outro lado, a instalação acomodou-se ao seu entorno e oferece vistas mais curtas no térreo, nas entradas... aos transeuntes e habitantes.
Esta dupla escala é traduzida por uma construção de um edifício que cumpre tanto com suas dimensões urbanas como simbólicas, ao mesmo tempo em que cumpre com os requisitos funcionais.
CONCEITO
O complexo, disposto em um anel ao redor de um pátio central, possui linhas claras, destacando-se sobre o horizonte de Lille. A transparência do térreo oferece uma genuína abertura ao exterior, garantindo a continuidade visual sobre a totalidade do programa. Os pavimentos superiores da escola são tratados como emblemáticas características urbanas. O jogo de volumes facilita a identificação do elemento principal do programa (escola, casa de hóspedes, sala de esportes para pessoas com deficiência, centro cultural) e também conecta-se com o caráter do entorno local, um tecido urbano bastante fragmentado. Uma faixa horizontal situada entre o térreo e os pavimentos superiores corre através dos programas, que está sendo articulada e cria a cobertura ao pátio, que está rodeada com um anel de vegetação.
A fragmentação destes três volumes dá a totalidade da construção uma certa leveza, devido às suas aberturas ao exterior. A área de jogos cobertura possui aberturas sobre as quadras vizinhas ( ao norte) oferecendo numerosas vistas. O parque também está orientado ao sul, a uma paisagem urbana importante e sobre o sistema de trem urbano elevado. A transparência da sala de tênis de mesa no boulevard d'Alsace enfatiza o efeito da abertura da escola em relação à cidade, reforçada por sua conexão com a ampla entrada principal, na rua d'Arras.